CONPHAU

O Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) é um órgão público municipal responsável por inventariar, tombar, registrar e preservar os bens culturais e históricos da cidade, valorizando e promovendo a cultura local.

O Conphau também é responsável por elaborar pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial de Uberaba, viabilizando a sua preservação e divulgação e por estabelecer uma política de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Uberaba.

Elabora dossiês e laudos técnicos dos imóveis, móveis, patrimônios imateriais, tombados e inventariados e registrados pela equipe técnica do Conphau.

Criado em 1984, através da Lei Municipal nº 3.483, com o nome de Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. A partir de 16/01/1998, passou de Consultivo para Deliberativo através da Lei Municipal nº 6542, chamando-se assim de Codemphau. A lei n° 9.735 de 05 de julho de 2005 instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial como os processos de criação, manutenção e transmissão de conhecimentos. As práticas e as manifestações de diversos grupos socioculturais que compõem a identidade e a memória do município. No início de 2006, o antigo Codemphau muda sua sigla para Conphau (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba), num projeto do Poder Executivo aprovado pelo Legislativo, dando mais poder e autonomia a este órgão vinculado a Fundação Cultural de Uberaba (FCU). No texto da nova lei, o Conphau foi dotado de normas para a proteção integral do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, tendo suas funções ampliadas.

Conforme o projeto o órgão terá equipe técnica permanente, composta por engenheiro e ou arquiteto, historiador e advogado, além de dois servidores administrativos, bem como optando por estagiários dos cursos de Engenharia, Arquitetura, História e Direito. Já os conselheiros não recebem qualquer remuneração, podendo ser reembolsados por despesas de alimentação, hospedagem e transporte, sujeitando-se à prestação de contas.

O Conphau pode captar recursos oficiais ou provados para realização de suas finalidades, assim como firmar acordos de cooperação, convênios financeiros e culturais com instituições congêneres, governamentais ou privadas, nacionais ou internacionais. Os bens patrimoniais inventariados e/ou tombados passam a receber isenção de IPTU, desde que o proprietário zele e conserve o bem, com suas características motivadoras da preservação, obrigando-se ao pagamento da Taxa de Serviços Públicos. Eles também terão desconto de 50% na tarifa de água, requerida junto ao Codau.

O envolvimento da sociedade local é ampliado através do Conselho de Patrimônio Histórico (Conphau), um departamento específico de organização e disseminação de ações para a proteção e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural envolvido com as ações direcionadas à preservação conservação e divulgação da memória social de Uberaba. A co-gestão da formulação e execução dos projetos é desempenhada pelo Conselho Deliberativo da Fundação que acompanha e participa da administração, e do Conselho Fiscal, garantindo uma administração sob princípios de democracia destacando a transparência e o diálogo com as classes artísticas.    

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Lançamento Álbum Patrimônio Histórico – 008 – AA4239.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Entrevista Heloisa Piau – Álbum Patrimônio Histórico -010 – AA4240.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Lançamento Álbum Patrimônio Histórico – 009 – AA4241.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Heloisa Piau – entrega do 1° álbum – AA4242.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Entrevista Lisete Resende – Álbum Patrimônio Histórico – AA4244.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Lisete Resende – Álbum Patrimônio Histórico – 004 – AA4245.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Entrevista Sumayra de Oliveira – Álbum Patrimônio Histórico -AA4246.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Sumayra de Oliveira – Álbum Patrimônio Histórico – 005 – AA4247.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Pres. Marcos Bilharinho – Museu de Arte Sacra – 5332 – AA4294.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Hélio Siqueira – Museu de Arte Sacra – 5333 – AA4295.

COISA NOSSA UBETRABA – CONPHAU – Música no Museu de Arte Sacra – 02 – AA4296.

COISA NOSSA UBERABA – CONPHAU – Prefeito Paulo Piau – Museu de Arte Sacra – 5334 – AA4297.