– João Eurípedes Sabino – “Homenagem”

JOÃO EURIPEDES SABINO
Um aguerrido uberabense com inestimáveis serviços prestados à comunidade.
Formado em Engenharia Civil em 1975 e Engenharia de Segurança em 1979, João Sabino já foi alvo de homenagens em diversas Entidades públicas e privadas, que lhe outorgaram Condecorações, Diplomas e Medalhas em reconhecimento pelos serviços que prestou para sua comunidade. 
Como conselheiro do CONPHAU ( Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba ) prestou significativa colaboração à preservação de nosso patrimônio.
Criou o Forum dos Articulistas de Uberaba e é autor de dois livros, fato que o credenciou para a Academia de Letras do Triângulo Mineiro onde ocupa a cadeira 32 que já pertenceu a Eunice Puhler, Aloisio Ignácio de Oliveira e Edelweiss Teixeira.
João Sabino, ao lado de sua esposa Zulmira Amélia Pontes Sabino, é um apaixonado pelas nossas raízes culturais e por isso não se pode estranhar sua dedicação na preservação da imagem do maior violeiro sertanejo deste Brasil, Tião Carreiro.
Insuflado por outros amigos do cantor, João Sabino conseguiu autorização da família de José Renato Gomes para homenagear Tião Carreiro com seu nome em uma praça do “Residencial Nenem Gomes”.
Através do então vereador Massuó Machiama logrou a aprovação da Câmara Municipal. 
Para marcar o local e para nunca mais ser esquecido, mandou construir uma viola de aço, réplica da viola do Tião, que será o símbolo da praça e possível aglutinação de violeiros, podendo o local ser transformado em ponto turístico da cidade.
Para a inauguração que ocorreu no dia 29 de agosto de 2014, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, foi instalado um palanque onde desfilaram diversas duplas sertanejas homenageando Tião Carreiro, entre elas a do Prefeito Paulo Piau com Nicodemos, Rei Gaspar e Majestade, Luis Umberto e Manuel Reis, Suzanito, Zé Floresta e Florestal.
A abertura do show onde estavam presentes alem do Prefeito com sua esposa Helosia, a família de Nenem Gomes, a Presidente da Fundação Cultural Sumayra de Oliveira e o vereador Kaká Se Liga, foi feita com a execução do Hino Nacional através da viola de um garoto acompanhado do Professor Nicodemos,da Escola de Violas da Fundação Cultural de Uberaba.
João Sabino, reforçando estas homenagens, compôs a música “Viola de Aço” já gravada pela dupla Luis Humberto e Manuel Reis e que foi cantada no palanque pela dupla Suzanito e Nicodemos.
Declamou em seguida uma poesia de sua autoria dedicada a Tião Carreiro e distribuiu entre as autoridades presentes, uma lembrança alusiva a esta festividade.
É com atitudes assim que nossa história vai sendo construída. Partindo de um sonho, de uma idealização, trabalhando com determinação até sua concretização, envolvendo, se necessário, toda uma comunidade e fixando permanentemente sua marca.
Assim é a vida de João Eurípedes Sabino. Assim é a vida de muitos uberabenses. De milhares de brasileiros. Fazendo a história acontecer hoje para ser relembrada no futuro.
Postado em 31 de agosto de 2014 por Gilberto Rezende.